quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bovespa fecha com leve alta e ações da OGX têm queda de cerca de 14%

Ibovespa fechou em alta de 0,11%, em 49.921 pontos.
OGX teve ações vendidas por Eike e transação com a Petronas adiada.


O principal índice da Bovespa reduziu os ganhos vistos mais cedo e fechou em leve alta na tarde desta quinta-feira (29), com a derrocada da ação da petroleira OGX e de blue chips pesando sobre a contribuição positiva dos setores financeiro, de construção e de consumo.
O Ibovespa fechou em alta de 0,11%, em 49.921 pontos. Veja cotação
Na semana, a bolsa tem queda de 4,47% e no ano, de 18,19%. No mês de agosto há alta de 3,38%.
Com queda de cerca de 14%, os papéis da OGX puxaram o índice para baixo, após a petroleira do grupo EBX dizer que a malaia Petronas não tem direito de adiar o fechamento financeiro de transação para a venda de participação em blocos na bacia de Campos, mas afirmar que está "empenhada em buscar uma solução que preserve o interesse de ambas".
A Petronas anunciou mais cedo nesta semana que aguarda a reestruturação da dívida da OGX para dar prosseguimento ao negócio de US$ 850 milhões com a petroleira de Eike Batista. "Basicamente, o que a Petronas falou é que não vai colocar dinheiro enquanto a OGX não arrumar a casa", disse o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi.
Até o fechamento de quarta-feira, os papéis da OGX já acumulavam nesta semana queda de quase 30%.
Repercutia ainda no mercado a divulgação de que Eike se desfez de 1,54% das ações da OGX e que pretende vender mais ações da petroleira. Além disso, investidores digeriam a notícia que a parceria entre o BTG Pactual, de André Esteves, e a EBX, de Eike, está para ser desfeita, segundo a coluna Radar, da revista "Veja".
Ações
Mas as quedas nos papéis preferenciais das blue chips Petrobras e Vale também contribuíam para limitar ganhos do Ibovespa.
No outro sentido, contribuíam positivamente para o índice papéis do setor financeiro, principalmente os de Itaú Unibanco, Banco do Brasil e a preferencial do Bradesco. Ações do setor de construção e de consumo também eram destaque de alta.
O Ibovespa chegou a avançar 1,39% na máxima da sessão, acompanhando a alta das bolsas norte-americanas, em um dia em que os mercados internacionais se mostravam mais calmos após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter dito que ainda não tomou uma decisão sobre um ataque contra o governo sírio sob acusação de uso de armas químicas contra civis.
Síria
O temor de um conflito instaurou um clima de aversão ao risco nas praças financeiras globais no início da semana. Sinais de melhora da economia norte-americana também davam sustentação aos mercados, embora reforcem o argumento para que o Federal Reserve, banco central norte-americano, reduza seu programa de estímulos. O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu mais rápido que o esperado no segundo trimestre, e os pedidos de auxílio-desemprego no país caíram na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temu, rival da Shein e da Shopee, inicia vendas no Brasil com descontos e frete grátis

  Estreia no país vem um dia após Senado retomar taxação de importados. Plataforma chinesa oferece de roupas a utilidades domésticas apostan...