Índice subiu 0,85%, a 50.299 pontos.
Bolsa chegou a subir mais de 3% e investidores embolsaram parte da alta.
O principal índice da Bovespa fechou em alta pelo quarto dia seguido, após desacelerar o ritmo de alta no final desta segunda-feira (12). A bolsa chegou a subir 3%, e investidores embolsaram parte dos lucros alcançados na primeira parte do pregão.O Ibovespa subiu 0,85%, a 50.299 pontos. Veja cotação
A bolsa não superava os 50 mil pontos desde junho. No mês, a bolsa sobe 4,28% e no ano tem perdas de 17,48%.
Mais cedo, o índice chegou a subir mais de 3% enquanto o dólar caía em relação ao real. "Na parte da manhã, vimos o real se descolando do movimento lá de fora, o que sugere uma entrada de estrangeiros que podem ter vindo investir na bolsa", afirmou o estrategista-chefe do banco Mizuho, Luciano Rostagno.
A escalada da bolsa, porém, perdeu fôlego e o dólar passou a ganhar corpo em relação ao real.
Ações
O movimento foi acompa
nhado por uma inversão da alta registrada nos papéis da Petrobras, conforme investidores avaliavam os resultados da estatal, divulgados na noite de sexta-feira, e comentários de executivos da empresa.
Apesar de o lucro da companhia ter vindo acima das expectativas do mercado, a empresa afirmou nesta segunda-feira que sua alavancagem (relação entre o endividamento e patrimônio líquido) poderá superar 35% a partir do segundo trimestre.
Mesmo com a alta moderada, o Ibovespa continuou acima dos 50 mil pontos, puxado pelos papéis de PDG Realty e OGX.
Continuavam animando investidores dados divulgados na semana passada mostrando estabilização da economia da China, importante parceiro comercial do Brasil, depois que a produção industrial chinesa aumentou em julho em seu ritmo mais rápido desde o início do ano.
"Os números ainda não são grande coisa, (...) mas o mercado estava precisando de uma muleta para se amparar", afirmou o superintendente da CGD Securities, Raffi Dokuzian. Dados divulgados após o fechamento do mercado na sexta-feira foram igualmente positivos, mostrando que os novos empréstimos bancários chineses e a oferta de dinheiro para julho foram maiores que o esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário